A cerimónia de premiação nacional da 4ª edição do Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero" decorreu, esta semana, com entrega dos diplomas ao Agrupamento de Escolas de Santo André (AESA) do Barreiro e à Help Images, vencedores em Portugal desta iniciativa, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação SM.
O evento teve lugar no AESA, vencedor da Categoria A destinada a escolas, no âmbito do intercâmbio "Be Active for DemEUcracy", tendo sido uma das atividades do projeto vencedor “DemEUcracy for All”.
Além da OEI, participaram no evento a Câmara Municipal do Barreiro, representada pela vereadora Arlete Cruz, e o Ministério da Educação, representado por Vitor Figueiredo da Direção-Geral de Educação.
A iniciativa reuniu alunos da escola e de parceiros vindos da Polónia, Dinamarca e Sérvia, no âmbito de atividades ERASMUS+ e ETwining.
A coordenação entre os dois eventos, promovida pela Diretora da AESA, Dulce Ferreira, e pela coordenadora do projeto, Laura Silva Maria, permitiu dar uma dimensão europeia a este prémio da OEI e da Fundação SM, cujo principal objetivo é aumentar a sensibilização para os valores e a educação em direitos humanos na Ibero-América.
Para além da entrega dos diplomas, foram promovidos vários momentos e dinâmicas sobre a democracia, os Direitos Humanos, a defesa dos grupos mais vulneráveis - Monsenhor Óscar Arnulfo Romero é (re)conhecido como a voz dos sem voz - e a importância de ações reais e positivas nestes domínios.
Os alunos da AESA fizeram uma apresentação para os colegas europeus em memória da vida e obra de Óscar Arnulfo Romero e foi promovido um momento de reflexão sobre a paz #LoveNotWalls-Chain.
Liberty, a Mascote do projeto DemEUcracy for All, foi apresentada na ocasião.
Os estudantes assistiram ainda à curta-metragem “Bem-vindos” de Javier Fesser em colaboração com as Películas Pendelton, inspirada no projeto Luzes para Aprender da OEI, seguindo de uma roda de conversa sobre os Direitos Humanos.
Categoria A: "DemEUcracia para TODOS" de Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro.
Categoria B: "I LOVE 2 HELP" por Help Images - Associação para a Promoção e Apoio da Solidariedade Social.
Estas duas experiências vencedoras a nível nacional participarão no IV Seminário Internacional sobre Educação em Direitos Humanos, a realizar numa cidade e numa data ainda em definição.
Ana Ribeiro Alves, Coordenadora de Programas da OEI; Laura Silva Maria, Coordenadora do projeto vencedor da Categoria A; Vitor Figueiredo, Representante do Ministério da Educação; Arlete Cruz, Representante da Câmara Municipal do Barreiro; Diretora do AESA, Dulce Ferreira.
Normas de participación
Esta es la opinión de los lectores, no la de este medio.
Nos reservamos el derecho a eliminar los comentarios inapropiados.
La participación implica que ha leído y acepta las Normas de Participación y Política de Privacidad
Normas de Participación
Política de privacidad
Por seguridad guardamos tu IP
23.88.123.117