Una publicación de REDIB

Lunes, 04 de Abril de 2022

Actualizada Lunes, 04 de Abril de 2022 a las 10:38:25 horas

Portugal

OEI entrega diplomas a vencedores nacionais do IV Prémio Óscar Romero

IV Prémio Óscar Romero

Redacción | 6 Lunes, 04 de Abril de 2022 Tiempo de lectura:

A cerimónia de premiação nacional da 4ª edição do Prémio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos "Óscar Arnulfo Romero" decorreu, esta semana, com entrega dos diplomas ao Agrupamento de Escolas de Santo André (AESA) do Barreiro e à Help Images, vencedores em Portugal desta iniciativa, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação SM.

O evento teve lugar no AESA, vencedor da Categoria A destinada a escolas, no âmbito do intercâmbio "Be Active for DemEUcracy", tendo sido uma das atividades do projeto vencedor “DemEUcracy for All”.

Além da OEI, participaram no evento a Câmara Municipal do Barreiro, representada pela vereadora Arlete Cruz, e o Ministério da Educação, representado por Vitor Figueiredo da Direção-Geral de Educação.

A iniciativa reuniu alunos da escola e de parceiros vindos da Polónia, Dinamarca e Sérvia, no âmbito de atividades ERASMUS+ e ETwining.

A coordenação entre os dois eventos, promovida pela Diretora da AESA, Dulce Ferreira, e pela coordenadora do projeto, Laura Silva Maria, permitiu dar uma dimensão europeia a este prémio da OEI e da Fundação SM, cujo principal objetivo é aumentar a sensibilização para os valores e a educação em direitos humanos na Ibero-América.

Para além da entrega dos diplomas, foram promovidos vários momentos e dinâmicas sobre a democracia, os Direitos Humanos, a defesa dos grupos mais vulneráveis - Monsenhor Óscar Arnulfo Romero é (re)conhecido como a voz dos sem voz - e a importância de ações reais e positivas nestes domínios.

Os alunos da AESA fizeram uma apresentação para os colegas europeus em memória da vida e obra de Óscar Arnulfo Romero e foi promovido um momento de reflexão sobre a paz #LoveNotWalls-Chain.

Liberty, a Mascote do projeto DemEUcracy for All, foi apresentada na ocasião.

Os estudantes assistiram ainda à curta-metragem “Bem-vindos” de Javier Fesser em colaboração com as Películas Pendelton, inspirada no projeto Luzes para Aprender da OEI, seguindo de uma roda de conversa sobre os Direitos Humanos.

Categoria A: "DemEUcracia para TODOS" de Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro. 

Categoria B: "I LOVE 2 HELP" por Help Images - Associação para a Promoção e Apoio da Solidariedade Social.

Estas duas experiências vencedoras a nível nacional participarão no IV Seminário Internacional sobre Educação em Direitos Humanos, a realizar numa cidade e numa data ainda em definição.

Dimens%C3%B5es%20novo%20site%20(2).png

Ana Ribeiro Alves, Coordenadora de Programas da OEI; Laura Silva Maria, Coordenadora do projeto vencedor da Categoria A; Vitor Figueiredo, Representante do Ministério da Educação; Arlete Cruz, Representante da Câmara Municipal do Barreiro; Diretora do AESA, Dulce Ferreira.

Comentarios Comentar esta noticia
Comentar esta noticia

Normas de participación

Esta es la opinión de los lectores, no la de este medio.

Nos reservamos el derecho a eliminar los comentarios inapropiados.

La participación implica que ha leído y acepta las Normas de Participación y Política de Privacidad

Normas de Participación

Política de privacidad

Por seguridad guardamos tu IP
23.88.123.117

Todavía no hay comentarios

Con tu cuenta registrada
Olvide mi contraseña

Escribe tu correo y te enviaremos un enlace para que escribas una nueva contraseña.